domingo, 9 de maio de 2010

Maria e Margarida – Cristãs a moda antiga


por Moises Lima

É sem dúvida nenhuma, um grande desafio para o verdadeiro cristão viver neste mundo e não pertencer a ele. Um mundo onde até os genuínos valores do Reino estão sendo cada vez mais relativizados por pseudo cristãos , que por incrível que pareça, alicerçam suas teses com uso da própria Palavra de DEUS, que sempre foi e nunca deixará de ser absoluta.

Se cá ainda estamos, vivendo neste mundo turbulento, árido e cada vez mais veloz, urge que aprendamos como é salutar a vivência da prática de JESUS, com a serenidade que vive uma espécie de cristão que são da moda antiga.
Embora em extinção, ainda existe esta espécie rara, que teima em preservar valores, que muitas vezes são conflitantes com as modernas teorias de evangelização ou “tecnologias” eclesiásticas espalhafatosas.

É uma espécie dificilmente encontrada, pela sua própria característica de nunca ser celebridade, afinal os seres desta espécie vivem sempre escondidos à sombra da cruz. O brilho que possuem é diferente, porque apenas refletem a luz emanada por JESUS. Só é possível identificá-los com absoluta certeza com os olhos da fé. Seus testemunhos, nos mais diversos processos e momentos da vida, é que fornece indicadores que nos auxilia identificar estes seres humanos tão especiais. Por ter tido o privilégio de conviver e aprender muito com alguns deles, descobri algumas características que me parece ser comum ao caráter dos cristãos a moda antiga:

- Eles sabem que as experiências biogenéticas podem contribuir para erradicação da fome no mundo, mas torcem para que esta triste realidade seja mudada de forma natural e limpa, sem a artificial e imprevisível mutação dos códigos genéticos das espécies criadas pela infinita sabedoria de DEUS.

- Eles conhecem e até reconhecem que teorias como a “missiologia da evangelização de grupos homogêneos e de solos responsivos” resultam em crescimento crescente de propagação do evangelho, mas preferem acreditar na quebra de barreiras culturais, sociais e espirituais através da atuação de servos chamados para missões específicas, cuja estratégia de ação é ditada e subordinada unicamente pela unção do ESPIRITO SANTO.

- Sei que eles não são contra as mais diversas formas atuais de evangelismo de massa, tais como programas de televisão, shows, eventos, livros, jornais, revistas, testemunho de celebridades “convertidas”, métodos inovadores ou qualquer outra ferramenta tecnológica, mas ficam apreensivos com a evangelização explosiva, porque sabem que o processo de conversão é uma miraculosa transformação não emocional, seguida de profundo desejo de vivência permanente da prática do MESTRE dos Mestres.

- Ah, são muito saudosistas. Sentem saudade da simplicidade cristã. Embora tenham pleno conhecimento da ação nociva, destruidora e devastadora que o inimigo pode causar nas nossas vidas, não vivem aterrorizados, muito menos aterrorizando. É incrível a convicção que possuem da proteção 100 % eficaz do sangue do CORDEIRO de DEUS em suas vidas. Sabem tomar posse desta preciosa benção chamada “descanso”, descrita de forma magnífica pelo Salmista, ao enfatizar:
- O senhor é Meu pastor...
- Nada Me faltará...
- Me faz repousar...
- Leva-Me...
- Refrigera-Me...
- Guia-Me...
- Não temerei mal algum...
- Bondade e Misericórdia certamente me seguirão...
- Para sempre.

- Estes extraordinários cristãos a moda antiga sabem como ninguém o profundo sentido da palavra “permanecer”. São totalmente cientes e conscientes das agruras, tribulações e lutas pelas quais todos nós estamos sujeitos a passar, mas como é firme o discernimento que possuem que vivemos pelo continuo exercício da misericórdia do ALTISSIMO. Sabem que quando o julgo está difícil de ser suportado, não se trata da mão de DEUS pesando, mas da falta de Sua mão aliviando o fardo. Acreditam que o inesperado, que muitas vezes é demasiadamente doloroso, faz parte de um processo sobrenatural de lapidação do caráter e fortalecimento da fé.

- Acreditam com todo entendimento em orações sem palavras, por terem experiência própria. Sabem que o poder deste poderoso instrumento não consiste em explicar para DEUS, onisciente, com muitas e eloqüentes palavras, com requintes de detalhes, suas súplicas ou agradecimentos.
É Interessante como possuem corações permanentemente gratos e suas petições são normalmente focadas no outro.

- São cientes de que antes de inovar, mesmo no conhecimento bíblico, é mais importante aprofundar.

- Como são equilibrados! Avessos ao fanatismo! Prezam a prudência e não atribuem ao inimigo todo e qualquer infortúnio, porque
sabem que até nas aparentes derrotas são mais que vencedores. Não esquecem em nenhum momento da imagem do calvário. Sustentam-se na prova clara dada pelo CRISTO que na sua aparente derrota, em morte de cruz, possibilitou o cumprimento do sublime plano redentor e manifestação do Gloria do PAI.

- Mas uma das coisas que mais me encanta na postura destes cristãos a moda antiga é a forma como se contagiam pelo profundo significado de posições marcantes tomadas por alguns homens e mulheres de DEUS, que em diferentes situações demonstraram que a real comunhão com o SENHOR não depende de atitudes espetaculares, mas sim de uma relação firmada na inabalável confiança e total submissão, tais como foram:
- ABRAÃO (“DEUS proverá”) – Gênesis 22.8
- MOISÉS ( “ Eis-me aqui “ ) – Êxodo 3.4
- MARIA ( “Cumpra em mim conforme a tua palavra “) – Lucas 1.38
- SAMUEL ( Fala Senhor, porque que teu servo ouve ) – I Samuel 3.10
- JÓ ( “Porque sei que meu redentor vive “) – Jó 19.25
- UMA CERTA MULHER DOENTE (“Preciso apenas tocar em suas vestes”) – Marcos 5.28
- ANA ( “Rocha nenhuma há como nosso DEUS “) – I Samuel 2.2
- ISAIAS ( “Eis me aqui,envia-me a mim” ) – Isaias 6.8

- E Maria e Margarida, quem são ?
São duas MÃES muito especiais.
Nordestinas arretadas, que DEUS me concedeu o privilégio de conhecer bem, o que me confere autoridade para afirmar que são genuínas representantes da rara espécie aqui denominada cristão a moda antiga.

Não são muitas as Marias e Margaridas existentes hoje em dia. Mas tenho convicção da existência de outras, que ao longo de suas abençoadas vidas, demonstraram o real significado do que é sempre romper em fé , diante de todos os desafios impostos pela arte de viver.

Maria e Margarida, MÃES exemplares. Preciosos vasos de bênçãos.

Vidas consagradas motivadas basicamente pela ética cristã, sempre com CELEBRAÇÃO e DESCANSO.

Celebração, por desfrutarem dia após dia do Gozo da Luz, sempre cantando: SOU DE JESUS!

Descanso, por fortalecerem suas fragilidades na verdade: A TUA GRAÇA ME BASTA!

Que DEUS continue lhes guardando e abençoando, autênticas e mui queridas cristãs a moda antiga, com a maravilhosa Graça e a sublime Paz do SENHOR de nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...