terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Atravessando desertos e tempestades


Por João Helder Diniz

Na vida nem tudo é um mar de rosas. Há fases na nossa vida quando pensamos que tudo está contra nós. Nada dá certo. E aí vem as perguntas sem respostas: Por que isso está acontecendo comigo? O que foi que eu fiz? Por que Deus não me responde? Porque Ele permite que eu esteja passando por isso? São perguntas difíceis de responder e se não queremos nos enganar com respostas fáceis ou promessas vazias, temos que admitir que passaremos por esta vida e muitas destas perguntas ficarão sem respostas.

O pior é enfrentar esse deserto, depois de estarmos vivendo uma época em que tudo parecia ir bem. Nossa família com saúde, Deus abençoando os negócios ou o emprego, nossa vida prosperando. E de repente, como aconteceu com Jó, tudo se desmorona! Sem muitas explicações, algo não previsto acontece e muda tudo.

Jó viveu essa situação a tal ponto que ele pergunta porque deveria continuar vivendo, se ele não tinha resposta nem solução para a tragédia que caiu sobre ele.

“Por que se dá vida àquele cujo caminho é oculto e a quem Deus fechou as saídas? O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. Não tenho paz, nem tranquilidade, nem descanso; somente inquietação”. (Jó‬ ‭3:23, 25-26‬ ‭NVI‬‬)

Por mais que achemos que o normal e desejável é uma vida tranquila, abençoada e próspera, temos que admitir que as provações e dificuldades são mais comuns do que imaginamos. Todos nós atravessamos desertos e tempestades. É a fase mais difícil de nossas vidas, onde nossa fé é posta à prova e duvidamos se Deus está conosco, se Ele ainda age, e se Ele de fato se importa com o que nos aflige.

Na Bíblia, vamos encontrar vários personagens que atravessaram desertos e tempestades. Eu gosto muito da história de Moisés. Um líder que durante dois terços da sua vida, viveu em desertos. Primeiro, quando fugiu do Egito, com medo do Faraó, depois de haver matado um soldado egípcio. Você pode imaginar o desafio para Moisés ter que se adaptar à vida dura e simples do deserto, depois de ter vivido o luxo dos palácios do Egito? Não deve ter sido fácil para ele ter que dormir em tendas, cuidar das cabras, e enfrentar os perigos do deserto. Mas Deus usou tanto o tempo no Egito, onde Moisés aprendeu sobre liderança, ciência e estratégias de guerra, quanto o tempo no deserto, onde desenvolveu a capacidade de resistir e superar as condições mais difíceis, e assim o preparou para uma tarefa muito maior no futuro.

Muitos anos depois, Paulo também nos conta que Deus usa as experiências em nossas vidas, seja na bonança ou na privação, para fortalecer nossa capacidade de resistir aos dias maus e de glorificar a Deus em qualquer tempo.

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. ” (‭‭Filipenses‬ ‭4:12-13‬ ‭NVI‬‬)

A segunda vez que Moisés enfrentou o deserto foi atendendo ao chamado de Deus para conduzir seu povo, da escravidão do Egito à liberdade nas terras que manam leite e mel. Não foi uma tarefa fácil, tampouco ele se sentia preparado. Mas Deus usou as experiências anteriores, tanto no Egito quanto no deserto, para prepara-lo para o maior desafio da sua vida.

Mais do que a preparação prévia, Moisés sabia que somente poderia ser bem-sucedido, se Deus estivesse com ele, acompanhando-o em toda a jornada e ele conhecesse o propósito de Deus em tudo o que iria acontecer.

“Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”. Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (‭‭Êxodo‬ ‭33:12-14 NVI)

Deus esteve com Moisés durante toda a travessia do deserto, por longos 40 anos, atendendo seus pedidos e intercessão pelo povo, porque o conhecia e se agradou dele.

"Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? ” O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”. ” ‭‭ (Êxodo‬ ‭33:16-17‬ ‭NVI‬‬)

Nos desertos que atravessamos em nossas vidas, creio que a nossa oração não deve ser para que Deus nos livre do deserto, mas para que Ele nos acompanhe durante as fases difíceis que enfrentamos e que revele o seu propósito. A travessia pode ser longa, penosa, podendo até por em dúvida a confiança que iremos supera-la. São nestas circunstâncias que precisamos nos aproximar de Deus e pedir que Ele nos acompanhe e nos dê o descanso ("Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”).

Não é fácil descansar em Deus quando estamos enfrentando uma fase difícil nas nossas vidas, quando uma tempestade se abate sobre nosso frágil barquinho. Por mais que conheçamos a promessa que Ele estará conosco, as dúvidas, medos e ansiedades nos dominam. Isso também aconteceu com os discípulos de Jesus, mesmo eles estando ao seu lado.

“Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer! ” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo. “Onde está a sua fé? ”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? ”” (‭‭Lucas‬ ‭8:22-25‬ ‭NVI‬‬)

A pergunta de Jesus: "onde está a sua fé?" não foi porque os discípulos não conseguiram acalmar a tempestade, mas porque eles não estavam dormindo e descansando como Jesus. A promessa de Jesus é estar conosco, acalmar nossos corações e nos dá a paz, quando enfrentamos tempestades em nossas vidas.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (‭‭Filipenses‬ ‭4:6-7 NVI‬‬)

Ter fé em Deus, não é ter o poder de acalmar a tempestade, mas é confiar que mesmo em meio às dificuldades Ele nos acompanha e assim podemos descansar em Jesus. É ter a convicção que as tristezas desta vida não se comparam às alegrias que estão por vir.
Quando confiamos que Deus nos acompanha nos desertos e tempestades, aprendemos que nosso caráter está sendo trabalhado e sairemos melhor do que quando entramos e assim nossa esperança se fortalece naquele que nos capacita.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Romanos‬ ‭5:3-4‬ ‭NVI‬‬)

Que Deus fortaleça nossa fé para que possamos ver aquilo que nossos olhos não alcançam e assim tenhamos paz com Deus.

João Helder Diniz é Diretor Nacional da Visão Mundial Brasil.

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...