sábado, 26 de novembro de 2011

O que fazer com os conflitos


Rick Warren

Conflitos acontecem. Não tente ignorá-los.

Conflitos acontecem no trabalho, na escola, em casa e até mesmo na igreja! Muitas pessoas tentam ignorar os que surgem, na esperança de que a situação simplesmente vá embora. Mas isso não ocorre.

Quando os conflitos surgem, você tem de lidar com eles de frente. Se você tem um conflito com alguém no seu trabalho, na sua casa ou na sua escola, enfrente-o rapidamente. É um grande erro pensar: “Vou ignorar tudo e esperar que se resolva.” Posso, por experiência própria, dizer que não é assim. Ignorar conflitos não levam você a lugar nenhum.

Efésios 4:26-27 recomenda: “Se você tiver raiva, não deixe que sua raiva lhe leve ao pecado e não fique bravo o dia todo.” Não dê ao diabo uma chance.

Algumas pessoas ficam surpreendidas quando lêem esse versículo pela primeira vez.
Elas perguntam: “Em algum momento é certo um cristão sentir raiva?” Sim. Como eu sei que um cristão pode ficar bravo? Alguma vez Jesus ficou com raiva? Sim. Alguma vez Jesus pecou? Não. Evidentemente, haverá momentos em que a raiva será apropriada.

O versículo diz: se você sentir raiva, não deixe que ela o leve ao pecado. Existe uma raiva que pode levar você ao pecado e existe uma raiva que não vai levá-lo ao pecado. Como reconhecer a diferença?

QUAL É O TIPO DE RAIVA ERRADA?

A raiva errada é aquela que não se dissolve rapidamente. Resolva-a rapidamente. Não fique bravo o dia inteiro. A tradução de Phillips diz: “Nunca vá dormir com raiva.” Isso pode manter muitos de nós acordados algumas vezes... Se você diz: “Em nosso casamento nunca vamos dormir com raiva”, então deve resolver seus problemas um pouco mais rápido.

Não deixe a raiva em espera. Quando não se lida com a raiva, ela se transforma em ressentimento e depois em rancor. Rancor é sempre um pecado. Ressentimento é sempre um pecado.

Essas emoções são sempre erradas. Raiva é uma resposta apropriada a algo. Se você ama, você deve sentir raiva algumas vezes. Fico com raiva quando vejo pessoas estragando suas vidas com algo que não compensa. Fico com raiva quando vejo pessoas caminhando para algo que sabem que é errado e que vai destruí-las. Quando você se importa com as pessoas, algumas vezes a raiva é a resposta correta.

Mas a Bíblia diz que devemos lidar com isso de forma rápida. Se eu guardo a minha raiva, o meu estômago marca o placar. Como descobrir que isso é verdade? Está tudo interligado. Úlcera escondida. Você tem uma dor nas costas, uma dor no pescoço ou qualquer dor em outro lugar. A Bíblia diz: lide com ela rapidamente. Não deixe a raiva em espera. Resolva seus conflitos o mais rápido possível.

Muito do estresse são somente conflitos que nunca foram trabalhados. Em vez de enfrentar o problema, você simplesmente permite que ele o irrite dia após dia até que se sinta totalmente estressado. Qual é a solução? Como lidar rapidamente com o conflito?

Vou lhe dizer, mas você não vai gostar. A solução para resolver conflitos se resume em uma palavra: confrontação. É isso mesmo. Se você quer resolver esse conflito, deve confrontá-lo. Você não tem de confrontar a raiva. Na verdade, não deve confrontá-la. Amorosamente, vá à pessoa e fale a verdade em amor; lide com o problema rapidamente.

Poucos de nós gostamos de ser confrontados. As poucas pessoas que gostam são os criadores de caso.

Os criadores de caso adoram ser confrontados. Eles amam ir às pessoas e dizer: “Você está estranhando tudo!” Essa é a diversão deles. Mas as pessoas normais não gostam de confrontação.

Quando você tiver de confrontar algo, qual a melhor maneira de fazê-lo? Tiago 1:19 nos diz que as leis para um confronto são: todos devem ser pacientes ao ouvir, vagarosos para falar e lentos para se irarem. Essas são as três leis. Se você cumprir a primeira e a segunda lei, a terceira virá no automático. Se você é rápido para ouvir e vagaroso para falar, será lento para se irar. Alguém já chamou a atenção para o fato de que Deus nos deu duas orelhas e uma única boca. Devemos ouvir duas vezes mais do que falamos.

E isso é tudo o que Deus pediu a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...